segunda-feira, 24 de outubro de 2016

(Escócia) Uma ex-TJ precisa de seu apoio


Se você vive na Escócia ou em outra parte do Reino Unido e você não se importa em viajar, talvez você possa ajudar uma companheira ex-TJ por estar presente durante um julgamento em que ela terá que enfrentar duas dúzias de TJs que a levaram à falência. Por favor, contate-me para mais detalhes sobre quando e onde o processo judicial será realizado (eu saberei desses detalhes em poucos dias, provavelmente).

Então, esta irmã, que é da Polônia e atualmente vive na Escócia, é mãe de algumas crianças, com marido “mundano”, e apenas há um ano foi batizada.  Ela estava encantada com as Testemunhas de Jeová, que considerava amigáveis e honestas; por isso, quando começou um pequeno negócio de hotelaria (apenas um par de quartos, nada muito grande), ela contratou ao longo do tempo 24 TJs para trabalhar com ela. Havia por lá apenas alguns empregados não TJs.

Um dia ela decidiu convidar algumas TJs à sua casa para um jantar. Os irmãos escoceses pediram para ela tocar algumas melodias do reino em polonês, por isso ela abriu o Youtube. Mas em vez de melodias do reino, ela encontrou a gravação de uma comissão judicativa em Berlim (muito contundente para as Testemunhas de Jeová, mas disponível apenas em polonês, infelizmente). Todas elas o assistiram, e enquanto a maioria concluiu tratar-se de uma farsa, ela não se deixou convencer. Através desta gravação, ela viu com seus próprios olhos que alguma coisa estava errada e começou a investigar. Depois de três meses, ela estava certa de que não mais queria ser TJ, mas foi convocada para uma comissão judicativa apenas por enviar um texto para uma TJ referente às suas dúvidas – ao que ela optou por enviar uma carta de dissociação. Então é isso, fim da história, certo?

Errado. Ela nem sequer sabia que sua dissociação seria anunciada no mesmo dia, então imagina sua surpresa quando, no dia seguinte, ela recebeu um telefonema de um cliente preocupado dizendo-lhe que seu hotel estava completamente vazio. Ninguém na recepção, a cozinha fechada, ninguém para entregar o café da manhã, e ninguém a quem perguntar o que estava acontecendo. Ela pega o telefone e tenta chamar todos os seus funcionários, mas ninguém atende. Então ela dirige-se à casa deles, mas ninguém abre a porta, embora ela visse que havia gente em casa. Finalmente ela pediu ao marido não-TJ para chamá-los, e uma pessoa atendeu. Ela lhe disse que esta mulher é agora “espiritualmente morta para eles”, que eles não podem se associar com ela, e desligou.

Então, imagina o que ela teve que passar por causa disso – explicar essa confusão para seus hóspedes, não cobrar-lhes pela estadia como um reembolso, e, basicamente, ficar desempregada da noite para o dia, pois ela teve que encerrar o negócio. Neste ponto, ela estava em contato com conosco, e nós a aconselhamos a não deixar que as Testemunhas de Jeová acabassem com sua vida, e então ela levou o caso para o tribunal. O promotor ouviu a história e não podia acreditar nisso, mas marcou uma data para ouvir a parte acusada.

Então, imagina novamente a surpresa do tribunal, quando, no dia da audiência, a sala do tribunal estava completamente vazia. Nenhuma das 24 TJs notificadas compareceu. Elas só enviaram uma carta ao tribunal dizendo que... a sua  consciência cristã os impedia de exibir-se! O juiz ficou furioso, disse que isso era um insulto ao tribunal, e marcou uma nova data para a audiência, e disse que, se fosse necessário, essas pessoas deveriam ser escoltadas pela polícia até o tribunal. Assim, pois, a nossa irmã deixou o tribunal.  Então, logo à porta, ela ver um ancião e sua esposa, ambos seus ex-funcionários. O ancião, aos gritos, disse a ela: “Como você se atreve a falar contra a organização!” E sua esposa, em primeiro lugar, perguntou: “Onde estão agora todos os seus novos amigos?” (referindo-se às pessoas que ela viu no Youtube), e em seguida aproximou-se e cuspiu na irmã, bem no rosto. Ela ficou chocada. As pessoas que ela realmente achava que eram suas amigas estavam agora não só hostis, mas também agressivas.  Ela voltou para o tribunal e contou o que aconteceu, ao que o promotor respondeu que havia uma câmara do lado de fora e tudo, provavelmente, está gravado. Esta gravação estará disponível para ela mais tarde. Além do mais, um grande jornal local pegou sua história, e a irmã foi hoje dar uma entrevista sobre a forma como esta “amorosa” organização virou-se contra ela e arruinou seu negócio.


Agora a parte que você pode realmente ajudá-la. Se você mora nesta região (não sei exatamente em qual cidade o caso será julgado, mas vou saber disso nos próximos dias), convido você a pensar em comparecer para apoiá-la, porque ela está sozinha neste caso, não conhece nenhuma ex-TJ na área e, se ninguém comparecer, ela estará sozinha contra mais de 24 lobos, que vão tentar intimidá-la ainda mais. Além do mais, relata-se que um Superintendente de Circuito estará presente, então é provável que a filial do Reino Unido já esteja sabendo do caso. Então, por favor, deixe-me saber se você poderá comparecer à audiência em cerca de uma ou duas semanas a partir de agora. Se não o fizer, compartilhe esse pedido em outros locais, de modo a atingir pessoas que conheçam os escoceses. Não vamos deixar esta corajosa mulher sozinha nesta ocasião difícil para ela, especialmente depois de tanto que ela já lutou até aqui. 

ATUALIZAÇÃO EM 23-12-2016 (Conforme postado no fórum reddit)


Dois meses atrás eu postei sobre uma ex-TJ da Escócia e eu prometi a vocês uma atualização assim que eu tivesse mais informações. Então, primeiro lamento que demorou tanto tempo, eu só queria ter certeza de que tinha todos os fatos.

Acontece que, infelizmente, eu fui enganado por esta mulher e a maior parte, se não tudo, foi invenção. Nossas dúvidas (eu não era a única pessoa que falou com ela sobre isso) começaram quando ela se recusou repetidamente a nos dar o artigo de jornal que teria sido divulgado sobre sua história. Ela sempre tinha alguma desculpa para não dá-lo para nós (como estar muito doente, à espera de uma cirurgia no hospital, e assim por diante). Outras pessoas, que também começaram a suspeitar, fizeram perguntas às TJs daquela área e alguns disseram que a história é falsa. Para mim, essa não foi a prova definitiva porque todos sabemos que TJ pode mentir na sua cara apenas para manter limpo o nome da organização, mas me fez suspeitar o suficiente para entrar em contato com o jornal. Para minha surpresa eles disseram que nunca houve qualquer artigo sobre essa  ex-TJ de Dundee, na Escócia. Eu então confrontei esta mulher, mas ela imediatamente tomou uma postura defensiva e pouco depois me bloqueou no Facebook  e WhatsApp. Só isso era a prova definitiva de que ela era desonesta e basicamente confirmou nossas dúvidas sobre toda a história. Então, tentamos contatá-la para pelo menos saber sobre o que a motivou a montar esta farsa, mas não obtivemos quaisquer respostas. No final, só podemos suspeitar que isso era uma parte de um esquema para tornar a nós, ex-TJs,  responsáveis por difundir informações falsas, uma tentativa que infelizmente deu certo.

Quero pedir desculpas a todos que divulgaram essa história sem a devida verificação para ver se é verdade ou não. Eu me sinto terrível por fazer alguns de vocês investirem nessa história de qualquer maneira (Normalmente eu tenho muito cuidado com as informações, sobre se elas são exatas ou não, mas neste caso eu escolhi acreditar nas palavras desta mulher sem qualquer evidência, talvez porque ela me parecia uma pessoa genuína, uma mãe de várias crianças, com problemas de saúde. Ela também estava constantemente chegando com atualizações e a história era muito intrincada, quase demasiado detalhada para ser uma farsa. Além disso, eu pessoalmente conheço pessoas que foram maltratadas por seus colegas de trabalho TJs quando eles foram desassociados, por isso não era tudo inacreditável.


Minha lição principal disto é que eu vou-me restringir apenas em postar fatos que podem ser verificados com evidências escritas disponíveis e não mais investir em histórias pessoais, a menos que elas sejam bem documentadas. A Torre de Vigia tem pecados suficientes para expormos que são mais facilmente verificáveis. Desejo a todos um feliz feriado!



Você gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová - o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham ofensa gratuita a pessoas ou religiões não serão publicados. Isso não deve inibir suas críticas, mas apenas incentivá-lo a que as façam com reflexão e para o benefício de todos. Testemunhas de Jeová que me visitam, fiquem à vontade para se expressar; não há necessidade de se identificar, pois entendo exatamente a situação de vocês. Abraço a todos.