quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Abuso sexual entre as TJs foi comparado ao praticado na Igreja Católica

“Precisamos fazer mais para combater o abuso sexual entre as Testemunhas de Jeová”. 

Artigo postado no dia de hoje no jornal The Times, do Reino Unido. 


Kathleen Hallisey é advogada sênior da Bolt Burdon Kemp
“A evidência aponta para um escândalo de abuso sexual na organização das Testemunhas de Jeová em uma escala que pode ser comparável à Igreja Católica, Savila (ver nota) ou a Associação de Futebol, mas eles se recusam a reconhecê-la ou fazer mudanças efetivas em suas políticas de salvaguarda” (Advogada Katherine Hallisey)


A advogada lembra que isso não é novo e relata uma serie de reportagens do programa Panorama (BBC) 2002, que entrevistou diversas vítimas, as quais relataram que, depois de contar seus casos aos anciãos, ele perguntavam apenas se havia uma segunda testemunha.

Depois de afirmar que nada mudou desde então, Hallisey considera que nem tudo está perdido, diz que é preciso que se faça uma investigação independente sobre os casos de abusos sexuais entre as Testemunhas de Jeová, e cita como exemplo o caso da Austrália, que verificou que a organização TJ não responde adequadamente aos casos de abusos sexuais de crianças.

Como disse Hallisey, ‘a religião das Testemunhas não é a primeira e nem será a última a fechar os olhos para com o escândalo de abuso sexual em seu meio, mas denunciando o problema ao governo, e exigindo que todas as organizações, voluntárias e religiosas, denunciem casos de abuso, podemos fazer muito para proteger as crianças’.

Em sua conclusão, Hallisey cita que, em recentes declarações, um representante da Torre de Vigia afirmou que qualquer pessoa que cometa abuso sexual é desassociada, que a organização não desestimula a ninguém de denunciar casos de pedofilia à policia, e que qualquer sugestão de que a organização encobre o abuso infantil é totalmente falsa; também, em declarações recentes, autoridades das Testemunhas disseram que a organização repudia o abuso sexual e que está empenhada para fazer tudo ao alcance para combatê-la.

Kathleen Hallisey é advogada sênior da Bolt Burdon Kemp, especializada em abuso infantil. Ela agiu em nome do reclamante no caso de A v Watchtower [2015] EWHC 1722 (QB), o primeiro e histórico julgamento contra as Testemunhas de Jeová no Reino Unido em razão de abuso sexual


(Nota: Referente a Jimmy Savile e Stuart Hall, ambos apresentadores da corporação BBC, que teriam abusados de cerca de quase uma centena de pessoas, entre adultos e crianças, em um escândalo que abalou o Reino Unido há uns três anos).



Gostaria de conhecer melhor as Testemunhas de Jeová?
Então você precisa ler meu livro
Testemunhas de Jeová - o que elas não lhe contam?
Opções de download aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que contenham ofensa gratuita a pessoas ou religiões não serão publicados. Isso não deve inibir suas críticas, mas apenas incentivá-lo a que as façam com reflexão e para o benefício de todos. Testemunhas de Jeová que me visitam, fiquem à vontade para se expressar; não há necessidade de se identificar, pois entendo exatamente a situação de vocês. Abraço a todos.